Já ouviu certamente falar do Ford Modelo T, o icónico veículo que se tornou uma história de sucesso global. Mas, e sobre o Modelo TT? Apesar de ser menos conhecido, este teve também um grande impacto como pioneiro dos modernos furgões e pickups, entre os quais a Transit actual.
O Modelo TT, lançado há 100 anos, foi o primeiro furgão Ford de uma tonelada. Os proprietários podiam especificar o seu chassis com uma caixa de carga para transportar de tudo, desde correio postal a combustível. Lançado inicialmente nos Estados Unidos, muitos foram construídos na Europa, em Manchester, no Reino Unido.
O Modelo TT era mais longo e robusto que o Modelo T de passageiros, com uma cabina que podia acomodar um condutor e um passageiro. O motor arrancava com uma manivela na frente do veículo. Para maior comodidade, os clientes podiam optar por pneus traseiros modernos com câmara de ar em vez de borracha sólida. Actualmente, a Ford oferece a gama de veículos comerciais mais vendida na Europa, composta pela Transit, Transit Custom, Transit Connect, Transit Courier e a pickup Ranger.
"É surpreendente que, embora de certa forma, os furgões de hoje estejam a um milhão de quilómetros do Modelo TT em muitos aspectos, eles fazem fundamentalmente o mesmo trabalho para que foram concebidos para fazer há 100 anos, fornecendo um meio flexível para as empresas se moverem", disse Hans Schep, gerente de Veículos Comerciais da Ford Europa.